topfiep

segunda-feira, 3 de abril de 2017

IFRR sedia mais uma edição do Intercâmbio dos Professores de Educação Física sem Fronteiras.

por Sofia Rodrigues Lampert — publicado 03/04/2017 17h45, última modificação 03/04/2017 17h46
IFRR sedia mais uma edição do Intercâmbio dos Professores de Educação Física sem Fronteiras
Nesta terça-feira, dia 4, inicia-se o Intercâmbio dos Professores de Educação Física sem Fronteiras, da Federação Internacional da Educação Física (Fiep-Brasil-G2), no auditório do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (IFRR). A solenidade de abertura, com inicio às 19 horas, será marcada pelo credenciamento dos participantes, por momento cultural com alunos do IFRR, palestra, apresentação dos dez profissionais que proferirão palestras e ministrarão cursos, homenagens, além de posse do novo delegado adjunto da Delegacia da Fiep em Roraima.
O intercâmbio, que vai até o dia 9, terá ainda palestras educativas, cursos, visitas institucionais, passeios turísticos, entre outras atividades que buscam a motivação e a interação de estudantes e profissionais da Educação Física
As duas primeiras palestrantes chegaram a Boa Vista na madrugada desta segunda-feira, dia 3. São elas: Rosa Costa, delegada regional da Fiep-PA, e Sônia Bordin, de Foz do Iguaçu (PR), que abordará o tema “Nutrição desportiva”. O delegado regional da Fiep-RR, professor Moacir Augusto de Souza, do CBV, que está à frente da organização do intercâmbio, fez questão de recepcionar as profissionais e apresentá-las aos gestores do IFRR.

No começo da manhã, elas se reuniram, na Reitoria do IFRR, com o reitor em exercício, professor Nadson Castro dos Reis. Ele, na ocasião, disse estar muito contente pelo Campus Boa Vista ser o palco principal do encontro. Além disso, agradeceu a vinda das profissionais e falou, de modo sucinto, sobre a atuação da instituição no Estado de Roraima. Reis, durante a reunião, participou, por telefone, de entrevista à Rádio Imembuí, de Santa Maria (RS), e respondeu a perguntas feitas pelo assessor de imprensa Clery Quinhones de Lima, também integrante da equipe de organização do intercâmbio e um dos palestrantes. 
Mais tarde, as duas professoras se reuniram com o diretor-geral em exercício do Campus Boa Vista (CBV), professor Ananias Noronha Filho. Ele falou às visitantes sobre a importância dos esportes para o CBV, que acabou de sediar a primeira etapa dos Jogos Intercampi do IFRR/2017. O diretor deu boas-vindas às professoras e confirmou sua participação na solenidade.


Conforme dados da organização do intercâmbio, perto de 500 pessoas se inscreveram para essa edição. A inscrição, realizada até o dia 24 de março, foi feita mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, que será revestido em benefício de campanhas sociais. Entre os objetivos do evento estão divulgar o trabalho da Fiep; valorizar a educação física como direito do cidadão; apresentar perspectivas e desafios sobre a atuação aos estudantes e aos profissionais da área; coletar dados sobre o cenário profissional para registro em livros organizados e publicados pelo IFRR, entre outros.
Parcerias – Para a realização do intercâmbio, a Delegacia Regional da Fiep conta com o apoio de outras instituições, além do IFRR, como a Estácio Atual, a Universidade Estadual de Roraima (Uerr) e o Conselho Regional de Educação Física (Cref 8).
FIEP – A Federação Internacional de Educação Física (Fiep), promotora do evento, é um organismo mundial que, junto com outros, luta pela difusão da Educação Física e do esporte na perspectiva da educação. Tem como objetivo promover, em todos os países, o desenvolvimento das atividades físicas, educativas, recreativas, lazer, saúde e esportes para todos, bem como a formação dos professores, atualizando e aperfeiçoando constantemente esses profissionais e contribuindo para a cooperação internacional nesses domínios.

Sofia Lampert
Ascom/Reitoria
Fotos: Simone Moreira e Sofia Lampert
3/4/2017

Nenhum comentário: