topfiep

quinta-feira, 23 de março de 2017

Projeto estimula o aprendizado por meio de música, movimentos e brincadeiras.

Lançado este ano na rede municipal de ensino, o projeto “Brinquedos Cantados: Sonoridades, Poesias e Movimentos Lúdicos na Educação Infantil”, é uma das iniciativas que tem garantido melhor desenvolvimento social, psicológico e estudantil das crianças com idades entre  2 e 12 anos.
 Projeto busca o entusiasmo dos alunos com as atividades escolares
 Projeto estimula o aprendizado por meio de música, movimentos e brincadeiras
  “Minha filha Caroline adora o projeto e nos dias em que ele é desenvolvido, ela é a primeira a levantar-se para se arrumar e vir para a escola”, conta a mãe Cláudia Gomes, 45.
 Alunos resgatam a cultura por meio de cantigas populares
 Toda a escola é preparada para o aprendizado.

Estudantes são estimulados a brincar e interagir.

Com o objetivo de resgatar a cultura popular por meio de cantigas de rodas, o projeto trabalha ritmo e movimento da música. “Queremos desenvolver o lado cognitivo, afetivo e motor dos nossos estudantes”, esclarece a técnica da Secretaria Municipal de Educação (Semec) e idealizadora do projeto, Rosa Costa.

Ela explica que, a partir da brincadeira, os alunos tendem a se sentir estimulados para o estudo. “Eles aprendem a ter mais atenção, memorização e respeito, além disso, desenvolvem melhor a oralidade, escrita e os movimentos”, afirma.
Na Escola Municipal Josino Viana, o trabalho já beneficiou cerca de 400 alunos dos turnos manhã e tarde. “Minha filha Caroline adora o projeto e nos dias em que ele é desenvolvido, ela é a primeira a levantar-se para se arrumar e vir para a escola”, conta a mãe Cláudia Gomes, 45.
A escola recebe o projeto desde o mês de fevereiro. “Durante as aulas, os professores testam os conhecimentos adquiridos por meio dos exercícios, já no intervalo, trabalhamos outras brincadeiras saudáveis”, detalha a diretora Karina Bordalo.
Novos ambientes com jogos educativos foram pensados e criados no hall de entrada da escola, pinturas no chão, no muro e até mesmo bancos. Jogos de dama e amarelinha são os preferidos. "Aprendi a ter mais atenção e agilidade pelo projeto, ganhar no jogo de dama ficou muito mais fácil”, conta a pequena Ana Caroline Gomes, 10 anos.
Números – Em apenas dois meses, o projeto Brinquedos Cantados já beneficiou mais de 600 crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental. A expectativa da Semec é de que mais 800 estudantes participem do projeto ainda neste primeiro semestre.
“A idéia é de que todos os mais de 70 mil alunos da rede possam conhecer o projeto que tem nos rendido um retorno muito positivo segundo relatos de professores e pais”, afirma Rosa Costa. “Muitos apresentavam comportamentos agressivos e tinham dificuldade para socializar. Hoje, graças à contribuição do projeto, essas barreiras têm sido vencidas”, completa.
As próximas escolas a receberem o projeto serão as de Mosqueiro e do Combu. “Todas as crianças que participarem dessa brincadeira vão ficar muito felizes, assim como eu fico. Essa brincadeira me trouxe mais vontade de estudar e aprender”, garantiu o estudante do 3º ano, Ruan Santos, 8.
Texto: Natasha Albarado 
Foto: Tássia Barros - Comus 
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)
Fonte: http://www.agenciabelem.com.br/Noticia/144085/projeto-estimula-a-aprendizagem-nas-escolas-do-municipio

Nenhum comentário: