topfiep

domingo, 31 de março de 2013

‎8º INTERCÂMBIO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SEM FRONTEIRAS - FIEP BRASIL 2013.













Páscoa: união em família e reflexão para a paz

Domingo, 31/03/2013, 09:09:15 - Atualizado em 31/03/2013, 09:58:34
Tamanho da fonte: A- A+
Páscoa: união em família e reflexão para a paz (Foto: Diário do Pará)
Crianças só devem consumir chocolate a partir dos três anos e os ovos de Páscoa não podem ser devorados em um único dia (Foto: Diário do Pará)
A família reunida em torno da mesa faz parte da tradição do domingo de Páscoa, quando se comemora a ressurreição de Jesus Cristo. É tempo de receber amigos e parentes para o almoço e reforçar os laços familiares. Muitas pessoas fazem questão de manter viva a tradição e de passar esses ensinamentos para filhos e netos.
Na casa de Dulce e Manoel Pantoja, casados há 33 anos, a data é sempre um momento especial. Além dos três filhos, netos e genros, eles recebem familiares que vêm de outros municípios do estado para celebrar a Páscoa. “Na vida religiosa, essa é uma das datas mais importantes, é uma espécie de comunhão, de renovação das promessas de Cristo”, diz Manoel.
Apesar do momento de confraternização, eles tentam fazer uma reunião simples. O objetivo principal é manter a família unida. “Apesar de a Páscoa ser um momento de alegria, não é aquele ‘oba-oba’, não tem nada de suntuoso, procuramos fazer o mais simples possível. Para nós a Páscoa não virou uma festa de trocar chocolates, nem nunca vai virar”, afirma Manoel.
Para o casal, o período da Quaresma (os quarenta dias que antecedem à Páscoa) é sagrado. Todos os ensinamentos que eles receberam de seus pais são seguidos à risca, como por exemplo, não consumir carne vermelha. Este ano, Dulce optou por fazer jejum durante o período. “Estou há quarenta dias sem comer pão. Tem gente que acha que jejum é ficar sem comer nada, mas é você escolher algo indispensável e deixar de comer nesses dias”, conta.
Outra tradição que eles mantêm é respeitar as três horas da agonia de Cristo, na sexta-feira Santa. “Lembro que nós almoçávamos cedo e depois minha avó deitava na rede e eu e meus primos ficávamos deitados no chão durante as três horas, em completo silêncio. Hoje nós costumamos ficar reunidos em casa em uma espécie de retiro, um momento de sossego, de paz”, diz Dulce.

Algumas celebrações da Páscoa
LAVA-PÉS
Tem o sentido de humildade. Durante a cerimônia, o sacerdote repete o gesto de Cristo, que lavou e beijou os pés dos 12 apóstolos durante a última ceia.

BÊNÇÃO DOS ÓLEOS
Nesta celebração, os óleos que serão usados durante todo o ano, em todas as celebrações das igrejas, recebem as bênçãos. “Na bíblia, o óleo e a unção são sinais da ação do Espírito Santo, que derrama as graças de Deus sobre as pessoas”, afirma Dom Alberto Taveira.

SERMÃO DAS SETE PALAVRAS
Lembra as últimas palavras de Jesus no calvário, antes de sua morte: “Pai, perdoai-os, pois não sabem o que fazem”; “Em verdade te digo: hoje estarás comigo no paraíso”; “Mulher, eis aí o teu filho. Filho, eis aí a tua mãe”; “Tenho sede”; “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes?”; “Tudo está consumado”; e “Pai, em tuas mãos entrego meu espírito”.

Páscoa traz ensinamentos para a vida de todos
A troca de ovos de Páscoa é um momento muito aguardado pela maioria das pessoas, mas para alguns, a data vai muito além dos chocolates. Há quem abra mão do doce nessa época. “Quem é cristão de verdade sabe que a Páscoa tem um significado muito mais profundo. Fazemos a festa para viver a ressurreição de Cristo”, ressalta a aposentada Joana Lobato.
Além de seguir todos os ritos da igreja católica durante a Semana Santa, ela também opta em fazer jejum durante três dias. “Como só água e pão. O jejum serve para nos purificar, mostrar que temos força espiritual”, diz. A dona de casa Lúcia dos Santos também dispensa os chocolates. “Eu prefiro não levar a Páscoa para esse lado da troca de ovos, simplesmente. As pessoas não podem perder o real significado da data, o que infelizmente acontece. Páscoa é momento da ressurreição de Jesus, hora de rezar, de relembrar tudo que ele fez por nós”.
É através dos ensinamentos de sua família que a jovem Brenda Bibas, 19, tenta viver profundamente a Semana Santa. Para isso, ela se dedica a acompanhar as celebrações e ritos, como o Lava-Pés. “ É um momento especial, uma das coisas que mais fica marcado para mim é o almoço com a família”, destaca.

SIGNIFICADO
O nome “Páscoa” surgiu da palavra hebraica “Pessach” (passagem), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação dos judeus. “O sentido da Páscoa é o mesmo para todos os cristãos. É a ressurreição de Jesus Cristo, confirmando assim sua humanidade e divindade. Em termos mais gerais, a Páscoa significa libertação”, explica Giovanni Tuveri, cientista religioso.
Para os cristãos, a Páscoa tem o significado da passagem de Jesus da morte para a vida. “Desde a Páscoa primitiva, que marcava a passagem do frio do inverno para o calor da primavera, dos hebraicos, que comemoravam a libertação da escravidão do Egito, a data sempre teve esse significado. No Cristianismo adquire o sentido de libertação espiritual, de vida nova”, afirma Tuveri.
Para o arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, a Páscoa é um momento marcante na vida dos cristãos. “Páscoa é vitoria de cristo sobre a morte, sobre a tristeza. Todos que são batizados e vivem a vida de cristãos participam desse momento. Por isso, para nós, o desejo é que a Páscoa seja este tempo de vida nova, paz, amor, liberdade, sinceridade entre as pessoas”.
(Diário do Pará)

Fotos da clínica do Mini Atletismo - 2013.

O Projeto Mini Atletismo, elaborado por especialista da IAAF, apresenta o instrumento adequado para aqueles que trabalham na base, os que voltam os seus olhares para o início da atividade esportiva. O Projeto é destinado a crianças, a partir dos 7 anos de idade. Orienta de forma minuciosa como deve ser a abordagem, para que o Atletismo – no dizer dos autores – seja atraente, acessível e instrutivo. A meta é formar o esporte-base o mais praticado em escolas de todo o mundo, por atletas federados ou na. Nada mais correto, já que o Atletismo é, reconhecidamente, o mais nobre dos esportes olímpicos. É fundamental, porém, para o sucesso da empreitada, que os Governos da União, Estados e Municípios priorizem a educação física e a prática esportiva nos currículos escolares. Temos esperança de que, com a realização dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, a proposta venha a ser abraçada pelo Estado Brasileiro. Aos trabalhadores do Atletismo, a Confederação Brasileira de Atletismo coloca a disposição a Cartilha “Mini Atletismo – Guia Prático de Atletismo para Crianças”, com a intenção de que um número maior tenha acesso a esse rico material. 


























Fonte: Departamento Técnico - CBAT
Fotos: Rosinha Costa

sexta-feira, 29 de março de 2013

Educación Física en Primaria.


Materiales utilizados en Educación Física II

     A lo largo de este nuevo artículo veremos con mayor profundidad los materiales necesarios para el docente, materiales que le ayudarán en su quehacer diario.

   Como vimos en el artículo anterior el docente contará con su programación de aula. Para los que no saben o no recuerdan en qué consiste la programación de aula, la podemos definir como el último eslabón en la toma de decisiones de lo que se va a llevar a cabo en el curso escolar. Está elaborado por cada maestro de Educación Física en base a la programación didáctica realizada por el departamento. En ella aparecerán las diferentes Unidades Didácticas que se llevarán a cabo a lo largo del curso escolar y ésta programación servirá de guía, aunque no debemos olvidar que debe ser flexible y abierta a posibles cambios durante el curso debido a unos problemas u a otros.

   Junto a la Programación de aula, cada docente deberá disponer de una serie de materiales para poder realizar consultas en caso de ser necesario. Estos materiales serán libros de consulta o lectura: sobre sesiones, programaciones, unidades didácticas, etc.

   Otro de los materiales, que describimos en el artículo anterior, es el material informático (ordenador y tablet). Ambos le servirán al docente para su día a día en el aula, podrá consultar información acerca de actividades, materiales, etc. Así como llevar a cabo actividades con los alumnos en el aula, ya sea navegando por Internet en alguna Webquest, mediante actividades en alguna web o mediante actividades realizadas con algún programa informático como por ejemplo Atenex, Jclic o Hot Potatoes (de los que ya hemos citado en artículos anteriores).

   Las tablets son otras de las herramientas útiles para cualquier docente. Ya que existen diferentes aplicaciones que pueden ser una gran ayuda para el maestro.

   Como veis, el docente también necesita de una serie de materiales para tener organizado y estructurado su trabajo. Ya sea para poder consultar dudas o para llevar a cabo actividades realizadas con los diferentes programas informáticos.

   En los próximos artículos haremos referencia a los materiales empleados para enseñar a los alumnos y a las características que deben cumplir éstos para que nuestras clases sean lo más seguras posibles y evitar posibles problemas o incidencias con los materiales empleados.
  

Projeto trilha na cultura: Escolas da resistência .


O Projeto capta realidades onde os saberes regionais são valorizados e utilizados como instrumentos de construção da identidade e reforços da autoestima, em oposição a um currículo universal e sem identidade. 

Objetivo: Registrar por meio fotográfico e audiovisual a educação nas Unidades Pedagógicas Combu e São José.
Público-alvo: Alunos ribeirinhos e os professores que atuam na UP Combu e UP São José.
Local: Região Norte do Brasil com as Ilhas Sul do Munícipio de Belém do Pará
Responsável: Equipe do Projeto trilha na cultura
Site: www.natrilhadacultura .com.br

Cronograma:
Dia
Hora
Público alvo
05 de abril de 2013
08h às 16h
Alunos ribeirinhos e seus professores.


         O projeto é assinado pela fotógrafa e produtora cultural Liz Wood e a jornalista H. Rocha, assessoradas pelos pesquisadores Joe Garcia, da área de Educação, e Mario Sergio Michaliszyn, da Antropologia em parceria com o Ministério da Cultura, Instituto Positivo entre outros. Todos os estados brasileiros foram visitados, tanto da rede pública como também escolas particulares, escolhidas pelas experiências prévias dos pesquisadores, em pesquisas ou indicações do Instituto Positivo, um dos patrocinadores da viagem, ao lado do Instituto Joel Malucelli.
       Na região Norte do Brasil, especificamente no município de Belém do Pará, as UP Combu, localizada na ilha do Combu e UP São José, localizada na ilha Grande, foram visitadas pela a autora do projeto, a fim de registrar os saberes locais de um país radicalmente multicultural, em detrimento de um currículo universal e sem identidade. O projeto tem como culminância a publicação de um livro com os registros fotográficos dos espaços escolares visitados que ocorrerá no dia 05 de abril de 2013 na livraria Cultura Nacional em São Paulo.
 Maiores informações: Lorena Trescastro (Diretora de Educação - SEMEC).

Falta pouco para o Encontro Internacional de Educação 2013 - RJ‏.

Maiores informações:ip@institu​toparamitas​.org.br

quarta-feira, 27 de março de 2013

Bolo gigante e ritmos paraenses celebram o aniversário do Ver-o-Peso‏.











Fogos de artifício, bolo gigante e muita música regional animaram a festa dos 386 anos do maior mercado a céu aberto da América Latina, o Ver-o-Peso, durante toda a manhã desta quarta-feira, 27. A programação, que contou com a participação de grandes nomes da música paraense e até uma banda de fanfarra, encerra com uma sessão de cinema que exibirá documentário produzido em Belém.

Dona Izabel Trindade,de 76 anos, há 42 levanta bem cedinho para se dedicar à venda de ervas medicinais no mercado. Hoje, a ‘erveira’, como são conhecidas essas profissionais tão típicas do local, acordou com uma alegria diferente. “É o aniversário da minha segunda casa”, diz a vendedora que criou nove filhos exclusivamente com a venda de seus produtos. “As minhas garrafadas fazem bem para os meus clientes, que afastam as energias negativas, e para mim, que tiro o meu sustento”, brinca.

Este gigante que é um dos principais cartões-postais de Belém, chega ao 386º ano de fundação sendo considerado um dos maiores mercados públicos do país gerando cerca de cinco mil empregos diretos e indiretos.Nesta manhã recebeu centenas de consumidores, trabalhadores e visitantes com uma salva de fogos logo cedo, seguido por uma grande festa comandada pelo DJ  Assayag.

Para o vendedor de camarões Gregório Franco, que já representa a terceira geração da família a assumir a barraca no mercado, a festa é um momento de lembrar o que passou e também de ter novas esperanças pelo que vem pela frente. “Desde quando meu avô era o dono dessa barraca eu vivi muitas histórias no Ver-o-Peso. É daqui que sai o pão dos meus filhos e eu tenho certeza que vem muita coisa boa por aí”, comenta Gregório, que entrou na fila para garantir uma fatia do bolo de cinco metros com que a Secretaria Municipal de Economia (Secon) presenteou o mercado.

Por volta das 8h30 uma banda de fanfarra tomou conta da feira com marchinhas de carnaval que não deixaram ninguém parado. Nem o consumidor Marcelo Almeida que há cerca de 10 anos faz suas compras no Ver-o-Peso e destacou a humanização no atendimento como um diferencial do mercado. “A relação nos supermercados é muito fria. Você entra compra e sai sem que ninguém te cumprimente. Aqui é diferente. Nós fazemos amizades e encontramos o que tem de melhor da nossa culinária”, explica.

Diálogo

Enquanto a fila para os parabéns crescia na tenda do Corpo de Bombeiros, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, foi recebido por representantes dos feirantes que aproveitaram a ocasião para fazer reivindicações. Eles pediram menos rigor nas ações de fiscalização da Secon. Zenaldo garantiu que o ordenamento da cidade vai continuar, mas marcou uma reunião para discutir o assunto com os feirantes já na próxima semana e destacou a importância de ouvir estes trabalhadores. “É um momento de grande festa para o Ver-o-Peso que é formado por esses homens e mulheres que têm todo o direito de receber a minha atenção”, disse.

Após a conversa e a distribuição do bolo a população curtiu o Carimbó de Pinduca que assumiu o palco principal até às 11h30, quando o cantor Edilson Moreno subiu para agitar ainda mais a festa no ritmo do brega até as 13h.

Cine Olímpia também homenageia o Ver-o-Peso

Ainda em comemoração aos 386 anos do Ver-o-Peso o Cinema Olímpia exibe, a partir das 18h desta quarta-feira, 27, o documentário “Ver-o-Peso através dos Tempos”. A produção, dirigida por Antônio Carlos Cavalcante, faz um resgate da memória da feira. “É um trabalho de pesquisa que resgata a história desse espaço que faz parte da história de todos nós paraenses”, destaca o diretor.

Considerado um dos mercados públicos mais antigos do Brasil, o Ver-o-Peso reúne os principais elementos da cultura regional oferecendo aos visitantes desde a culinária e preparos com ervas tradicionais até o artesanato da Amazônia.

A programação de aniversário do Ver-o-Peso foi realizada em parceria entre a Associação de Feirantes, Secretaria Municipal de Economia e Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel).

 
Texto: Márcio Moreira - Ascom Fumbel
Fotos: João Gomes - Comus PMB
Edição: Lene Tavares-NID Comus

Curso de Gerenciamento do Stress da ISMA-BR 2013‏.

9º Curso de Gerenciamento do Stress
Certificação pela International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR) e
Canadian National Centre for Occupational Health & Safety (CNCOHS)

16 e 17/6/2013, Porto Alegre RS

O curso terá a participação de Joseph J. Hurrell Jr, PhD. Ele é professor da St. Mary's University, em Halifax, Canadá, e membro do Centro Nacional do Canadá para Saúde e Segurança Ocupacional. Tem reconhecimento internacional pela sua produção científica na área do stress ocupacional e foi, por mais de 30 anos, pesquisador do Centro Americano para Controle e Prevenção de Doenças no National Institute for Occupational Safety and Health (NIOSH), nos EUA. É editor do Journal of Occupational Health Psychology.
O curso oferecerá uma perspectiva multimodal cognitiva e comportamental para o gerenciamento do stress. O objetivo será capacitar os participantes por meio da apresentação das mais recentes pesquisas, práticas e discussão interativa de cases de modelos utilizados pelo NIOSH, nos Estados Unidos.

terça-feira, 26 de março de 2013

El entrenamiento de fuerza ayuda en el proceso de pérdida de peso. ¿Cómo nos puede ayudar el culturismo.

Muchas personas creen que la formación de peso dificulta el proceso de pérdida de peso, pero en realidad más allá de la pérdida de porcentaje de grasa, también hay un aumento en la masa corporal magra (masa muscular), y por lo tanto no pueden proporcionar la pérdida de peso en la balanza.

Perder peso de forma saludable no significa necesariamente perder peso, sino aumentar la masa corporal magra y disminuir la grasa, que es lo que hace culturismo. Después de todo, ¿preferiría perder peso y mantenerse delgado y débil o flácido tensando los músculos, obteniendo con ello un cuerpo más hermoso, fuerte, sano y atractivo?

De hecho, lo ideal es cambiar la composición corporal, o no perder peso en la báscula (y debe ser evaluada en cada caso).

En relación con el gasto de energía en una caminata moderada de 1 hora se puede eliminar 200-300 kcal. Ya en los 30 minutos de entrenamiento con pesas intenso, puede gastar la misma cantidad de kilocalorías (dependiendo de cada metabolismo) o más. Y seguir gastando calorías más.

Los estudios y la práctica demuestra asegurar que las velocidades de entrenamiento con pesas hasta su metabolismo, promoviendo la quema de grasa en el cuerpo. Aunque el peso de no quemar la grasa como fuente de energía durante el ejercicio (donde el fósforo se utiliza, la creatina y glucosa anaeróbicamente), hay un proceso llamado gluconeogénesis, que se utiliza para reemplazar las calorías de grasa perdida durante la entrenamiento. Con el metabolismo acelerado, a mantener la quema de grasa mucho tiempo después de la actividad física.

Después del ejercicio aeróbico nuestro cuerpo toma alrededor de 1 hora para volver a la normalidad, que eliminó entre 10 y 15 calorías. ¿Quién hace el culturismo es 12% más rápido entrenamiento metabolismo de correos y hasta 15 horas después de esta tasa sigue siendo un 7% más alto.

A medida que el aumento de la masa corporal magra en peso, nuestras velocidades de hasta metabolismo del cuerpo por 17 a 25 veces más en comparación con lo que tendríamos con el metabolismo de la masa grasa. Por lo tanto, cuanto mayor sea la masa muscular más rápido será nuestro metabolismo y nuestro gasto calórico.

Para que te hagas una idea, 1 kg de músculo más (que no es muy fácil de lograr) consume 15 kcal extra por día. El largo plazo (aproximadamente 10 meses) si usted es capaz de ganar 2 kilos de músculo, perder 8400 calorías. Usted puede quitar 2 kg y 3 kg de grasa en 12 semanas, haciendo entrenamiento con pesas 3 veces a la semana. Es claro que la dieta también se requiere, haciendo que el resultado más rápido.

Sin lugar a dudas, lo mejor que tienes que hacer es asociar la dieta ejercicio aeróbico, entrenamiento de fuerza y ​​estiramiento, un programa adecuado a sus necesidades, biotipo y estado físico, convirtiéndose en indispensable una evaluación y monitoreo profesionales como dietistas, profesores de educación Física y médicos.

Prefeitura de Belém assina o Pacto pela Educação no Pará‏.



Belém e os demais municípios paraenses assumiram o compromisso de transformar a educação básica e mudar o futuro de milhões de crianças e adolescentes. Na manhã de terça-feira,26, o prefeito Zenaldo Coutinho, em nome de todos os prefeitos do Estado, assinou o Pacto pela Educação do Pará que pretende, em um período de cinco anos, aumentar em 30% a avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O evento ocorreu no auditório do Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia e contou com a presença do governador Simão Jatene.
“Belém já priorizou a educação básica como alicerce fundamental, onde gestores e conselheiros estão de mãos dadas para definir metas e possibilitar essa transformação. Aliás, não se trata apenas de controlar os índices, mas de promover maior participação social, pois a garantia da educação é um direito e dever de todos. Dentre as ações promovidas pela prefeitura estão a modernização da infraestrutura e o reconhecimento, estímulo e premiação pelos bons resultados”, resumiu Zenaldo.
Em Belém, as escolas que conquistaram os melhores desempenhos no Ideb foram Theodor Badotti (Tenoné), Paulo Freire (Tenoné), Ernestina Rodrigues (São Brás), Elder Fialho (Outeiro), Mestre Raimundo Cardoso (Icoaraci) e Lauro Chaves (Mosqueiro), que  têm transporte escolar de graça desde o dia 21 deste mês, e ganharão salas de aula climatizadas, quadros digitais, ampliação e reforma.
Durante o discurso, o prefeito Zenaldo destacou a importância do Pacto para a sociedade e sua participação. “Fico feliz por saber que a nossa capital, em especial, está no caminho certo e que estamos todos juntos dando um passo a mais, remando a favor dos avanços. Mas tão importante quanto o esforço dos professores e alunos em conseguir esses objetivos, o esforço da comunidade também faz toda a diferença”, destacou.
Atualmente a escolaridade média da população paraense é de 5,9 anos, abaixo da média nacional que é 7,2 anos. Para mudar este quadro o Pacto também conta com representantes do poder público, da sociedade civil organizada e de empresas que apostam e investem em projetos sociais.
“Não será fácil nem simples”, disse o governador Simão Jatene. “Estamos todos celebrando este momento, mas o trabalho já começou. A partir de agora a ação de cada um de nós vai determinar se vamos conseguir atingir esse objetivo ou não. Eu acredito. Nossa intenção não é fazer do Pará o melhor Estado, mas torná-lo referência e provar que é possível dar a volta por cima”.
Texto: César Modesto-NID Comus
Fotos: Alessandra Serrão-Comus PMB
Edição: Lene Tavares-NID Ascom