topfiep

quarta-feira, 13 de abril de 2011

IV Encontro de Educação Física Curricular e III Ciclo de Oficinas.

O IV Encontro de Educadores de Educação Física Curricular e III Ciclo de Oficinas teve início hoje (13) o auditório do Núcleo de Esporte e Lazer(NEL), às 9h.


A programação faz parte das atividades de formação e valorização dos professores de educação física da rede municipal de ensino, realizada pelo Departamento de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação de Belém (Semec).

O tema proposto pelo encontro é “Sob o enfoque da Psicologia, a construção de alternativas que possam contribuir para a aprendizagem do aluno”.

As Professoras Elisângela Cláudia Moreira(Uepa) e Eliana Célia Silva Carneiro (Uepa) fizeram a palestra de abertura a “Abordagens psicológicas e o desenvolvimento no processo de aprendizagem: uma introdução à Psicologia da Educação Física”. A Prof.ª Eliana, falou que o professor de educação física precisa ver a criança de um modo integrado, não dissociar a afetividade da inteligência e do movimento. Para ela, através do movimento, que a criança faz, é possível saber se ela está passando por um momento bom ou ruim da sua vida, cabe ao professor observar e agir no resgate desse aluno.

“O docente de educação física precisa criar uma metodologia que respeite a idade de aprendizado do aluno e fazendo isso, estará ajudando a formar um adulto de bem com a vida”, disse a professora Elisângela que trouxe para o debate os estágios cognitivos do desenvolvimento de Jean Piaget: Sensório-motor, Pré-operatório, Operatório-concreto, Operatório formal.

O encontro vai até o dia 15, finalizando com o III Ciclo de oficinas no Ginásio Altino Pimenta.



Contatos: Departamento de Educação Física: tel- 3219 11 34

Acon/Semec – 3219 5441

Programação

13 e 14 de abril de 2011 - Auditório do Núcleo de Esporte e Lazer/NEL (Tv. Dom Romualdo de Seixas nº1215 )

15 de abril de 2011 - Ginásio Altino Pimenta (Av. Visconde de Souza Franco, s/n)

1º Dia 13 / 04/ 2011 (quarta-feira) - NEL

9h Palestra: “Abordagens psicológicas e o desenvolvimento no processo de aprendizagem: uma introdução à psicologia da Educação Física” - Prof.ª. Ms. Elisângela Cláudia de Medeiros Moreira (UEPA) e Prof.ª. Esp. Eliana Célia Silva Carneiro (UEPA).

15h Palestra: “Aspectos determinantes da afetividade para o desenvolvimento da atividade física” - Prof.ª. Ms. Elisângela Cláudia de Medeiros Moreira (UEPA).

2º Dia 14.04.2011 (quinta-feira) – NEL

9h Palestra: “Motivação e Liderança como fator positivo para a aprendizagem” - Prof.ª. Esp. Eliana Célia Silva Carneiro (UEPA).

Nenhum comentário: